quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

MORDDOR - Primeira entrevista do ano concedida para a Blitz Metal por Lincoln Silva


"Um cara de visão", é assim que podemos definir em pouco tempo de conversa o guitarrista/fundador e mentor da banda Power/Progressive Metal, Lincoln Silva da MORDDOR. A banda que foi formada em meados de 2009 está prestes a lançar seu primeiro trabalho, o EP "Minas Morgul" e concedeu uma entrevista para o BLITZ METAL, falando tanto sobre este trabalho, quanto sobre suas influências musicais e literárias, e claro sobre o  já aclamado evento no município do Eusébio, o EUSÉBIO ROCK DAY, em sua 6ª Edição. Confiram!


01 - MORDDOR teve suas atividades iniciadas em 2009 e apesar do município do Eusébio ser na região Metropolitana de Fortaleza, quais são as grandes diferenças, fazendo um paralelo, entre a capital?

A grande diferença é o acesso à informações , ao menos era anteriormente, mas com a explosão da internet e das redes sociais tudo se modificou. Antes era muito difícil algum "banger" daqui ir a um show de metal em Fortaleza que apesar de ser ao lado, deixava de comparecer pelo fato de muitas vezes a informação não chegar até aqui. Hoje com o mundo globalizado e informatizado não há mais tantas diferenças entre morar em uma capital ou em uma cidade ao lado.



Morddor em ação na 5ª Edição do ERD (Foto: André Rocha)

02 - Inicialmente o primeiro trabalho da banda estava previsto para se chamar "Fall of Mordor” e recentemente foi divulgado o lançamento do EP "Minas Morgul", assim como o nome da banda que também passou por uma severa modificação. Conte-nos o por que das mudanças?

As mudanças ocorreram depois que a banda se desfez em 2012 e eu fui o único que insistiu em continuar com o projeto, de fato, não gostava do nosso nome anterior “Mordor Falling" , sempre achei que não soava legal, e quando a banda se formou novamente deixei apenas “MORDDOR” adicionando um “D” a mais devido não enfrentar problemas futuros com direitos de marcas e patentes, se pesquisar na rede você pode encontrar outros grupos com esse nome , inclusive bandas que nem são de fato Metal.

Já o título do disco foi alterado por que as letras das músicas sofreram muitas alterações, “Fall of Mordor” é a mesma faixa “My Final Journey” com a letra alterada , e como há outra faixa com o nome de “Minas Morgul”, achei melhor que o disco tivesse esse título, acha que combina mais com o clima das música e com a capa.

Morddor em ação na 5ª Edição do ERD (Foto: André Rocha)

03 - Várias bandas de Rock & Heavy Metal tiveram influências diretas ou indiretas com a obra do escritor inglês J.R.R. Tolkien, mas nenhuma chegou a ser tão explicita quanto a banda alemã BLIND GUARDIAN, como se deu esta influência literária e musical que a banda adota de forma tão notória? 

Primeiramente conheci a obra de Tolkien pelo BLIND GUARDIAN através do disco “Nightfall In Middle Earth” que tem as letras baseadas no livro “O Silmarillion”. Eu fiquei chocado com aquilo, com a sonoridade e os temas, eu era muito iniciante ainda na música e aquilo me despertou muito interesse, então eu passei a querer tocar daquela forma. Acho que foi a partir dali que encontrei o que queria fazer, e desde então minhas influências ficaram ligadas naquela sonoridade. Confesso que gosto de muita coisa mesmo, muitos gêneros, sempre procuro colocar uma "pitada" de tudo, mas sempre focado na minha grande influência que sem sombra de dúvida vem do BLIND GUARDIAN. Quem escuta a MORDDOR pela primeira vez já sente isso de cara.

04 - Hansi Kürsch (BLIND GUARDIAN) tem um estilo de cantar bem peculiar com utilização de bastante drive, como foi a sua adaptação para conseguir atingir timbres tão similares?

Acho que sempre tive o azar de sempre acabar sendo o vocalista de muitas bandas que fiz parte. De fato, sempre detestei essa ideia de ser frotman, eu achava que aquilo nunca seria meu papel. Mas foi por pura "marra", sempre foi um problema encontrar um vocalista pra gente, de fato nunca conseguimos, então pra adiantar os ensaios e não ficar parado eu terminava cantando e tocando. Certa vez em um ensaio o Thalles, nosso baterista, achou que meus timbres estavam ficando muito parecidos com o do Hansi , e eu fui evoluindo e acabei me adaptando a isso me tornando vocalista também, mas foi mesmo por puro "acidente" do destino.


Capa do EP "Minas Morgul" feita por Ivo Medeiros

05 - A capa do EP "Minas Morgul" foi desenvolvida pelo designer Ivo Medeiros, nos fale como foi o "briefing" para a concepção da obra, nós teremos um trabalho conceitual ou as faixas seguem contos aleatórios?

Essa capa foi criada já faz um bom tempo , creio que em meados de 2011. Eu apenas falei como seria mais ou menos e o Ivo entendeu bem a proposta da capa e a desenvolveu espontaneamente. Recentemente ela foi editada para o atual lançamento, pois foi mudado o título e a marca da banda, além de ter sido dada mais algumas incrementadas na arte. O resultado final foi aprovado por todos, achei o trabalho dele excelente e esperamos que as próximas artes sejam feitas por ele também. 

06 - Conte-nos sobre a gravação, onde está sendo realizada, quais os recursos que estão sendo utilizados neste processo e o que podemos esperar deste trabalho?

Kaio Castelo (Teclados/Backing Vocals)
Foto: André Rocha

As gravações estão sendo dirigidas e produzidas pelo nosso tecladista Kaio Castelo, estamos seguindo o mesmo processo de gravação ao qual foi gravado o próximo disco da “DARKSYDE”, ao qual o Kaio também é baixista. As sessões de guitarras, baixo e teclado estão sendo feitas em casa mesmo com uma interface Midi .Os vocais e bateria serão gravados no Ruído 111 Stúdio. E as guitarras serão feitas após um processo de “Reamp” (NOTA: Re-amping consiste em re-gravar uma trilha já realizada, para se obter timbres diferentes.). Com toda certeza traremos um material com muita qualidade sonora e estamos tomando todo cuidado necessário para que possamos aproveitar o máximo na qualidade da gravação. 



07 - A formação, desde seu início, foi algo que sempre sofreu mudanças. Como se encontra atualmente e quais as modificações mais percebíveis na sonoridade da banda comparando-se ao seu início?



Formação sólida sempre será a maior dificuldade de qualquer banda, é muito complicado manter um grupo firme, com o mesmo pensamento e foco, mas acredito que hoje a MORDDOR está mais sólida e unida do que nunca. 

Quanto a sonoridade não haverá tanta alteração, porém o teclado passará a ter um papel mais presente nas músicas e mais técnico, como se ele fosse a segunda guitarra, e não como antes que funcionava apenas como textura. Estamos investindo e trabalhando muito nessas adaptações, e pela minha visão a sonoridade da banda o som tende a melhorar, mas sem perder nossas características.


08 - Você desenvolve um trabalho paralelo com a produção de um evento que hoje se tornou uma referência no município do Eusébio e para muitos bangers de Fortaleza, no caso o Eusébio Rock Day, que já levou grandes bandas do cenário cearense para o seu palco, como foi o início desta empreitada, quais foram as maiores dificuldades e as maiores conquistas proporcionadas?

Cartaz da edição de 2012 feita por Ivo Medeiros

A Ideia do Eusébio Rock Day é bem antiga, logo que passei a morar aqui (Eusébio) conheci algumas pessoas que sempre formavam pequenas bandas de garagem, mas nunca de fato saíram daquilo, mas acredito que por muita falta de espaço. E isso foi no período que eu ainda estava formando a MORDDOR, então eu pensei que se fizéssemos um evento na cidade para juntar toda essa galera ,poderia ser que alguma coisa mudasse de verdade. Consegui o apoio da secretaria de cultura e turismo do Eusébio em 2010, foi então que ocorreu a primeira edição do evento com estrutura bem pequena mas já com grandes representantes da cena cearense que foram de grande relevância para o que evento aparecesse. Muitas pessoas colocaram obstáculos na época e não acreditaram que o evento tomasse grandes proporções, e hoje o festival é o maior evento de Rock e Heavy Metal da região metropolitana, com o público de Fortaleza e cidades vizinhas comparecendo em peso, incluindo caravanas formadas pelos próprios bangers. E esse reconhecimento pra mim foi sem dúvidas a maior conquista, as pessoas sempre devem lembrar que são o que pensam que são, e me sinto um vencedor por isso.


09 - O que podemos esperar para edição do ERD deste ano?

Minha filosofia é sempre fazer o melhor possível para os fãs e para as bandas, em 2014 conseguimos mais um dia para o festival e quero repetir o formato para esse ano de 2015,mas minha maior meta para esse ano é que o público compareça ainda em maior número nos 2 dias de festival, queremos melhorar também a questão de transporte, temos grande dificuldade de locomoção aqui devido as cidades do litoral leste serem muito mal servidas com o transporte público. Estamos estudando formas de fornecer serviços de ônibus ao público de Fortaleza com preços acessíveis e horários estratégicos. Só digo aos fãs do evento que aguardem! O Eusébio rock Day 2015 trará grandes novidades, muitas surpresas.


Edição de 2013 do ERD por Ghandi Guimarães
Arquivo Underground
10 - Voltando à MORDDOR quais são os planos após o lançamento do EP, existem shows agendados, estratégias de divulgação, enfim o que podemos esperar dos planos futuros da banda?

Pretendemos fazer uma pequena Tour pelo interior do estado, e também queremos agendar alguns shows para outros estados também, o nosso primeiro single “Wizard and The Darkness”já será lançado junto com um LyricVideo e a faixa estará disponível gratuitamente para download. Creio que “Wizard and The Darkness” também ganhará um videoclipe, mas isso ainda não é muita certeza, temos outras faixas que os temas também são muito bons para um videoclipe.Mas no momento estamos focados na qualidade do disco.

11 - Para finalizar, deixe um recado para o público que acompanhou esta entrevista e que espera ansioso pelas novidades tanto da MORDDOR quanto da edição do ERD 2015?

Gostaria de agradecer primeiramente ao BLITZ METAL pela entrevista, e a todos vocês que nos acompanharam até agora e dizer que este ano de 2015 será um ano muito produtivo para a MORDDOR, aguardem que em março já teremos nossa primeira faixa pronta, apostamos muito na nossa qualidade e acredito que conquistaremos o público cearense com esse material, agradeço também a atenção de todos nas redes sociais, aos que deixam recados frequentemente perguntando pelo CD.
Quanto ao Eusébio Rock Day, aguardem que estamos preparando a maior edição do evento em 2015 com maior comodidade aos bangers que já são fãs deste festival desde a primeira edição, e aos que nunca vieram que venham e conheçam, pois quem vem uma vez nunca deixa de voltar! Abraços a todos valeu BLITZ METAL!


MORDDOR ao vivo no Rock Cordel em 2014







MORDDOR ao vivo no MegaRock Festival em Pacajus em 2013 tocando um cover para "Burning Times" do ICED EARTH




Contatos:
Fan Page ---> http://goo.gl/X0Ci1T
morddorpowermetal@gmail.com











Nenhum comentário:

Postar um comentário