sábado, 21 de fevereiro de 2015

Animação narra o acidente industrial que deu origem ao Heavy Metal


Por: Leonardo Bezerra


Em fevereiro, o disco homônimo de estreia da banda BLACK SABBATH completou 45 anos inaugurando um novo tipo de som, com riffs de guitarra pesados e agressivos, que anos mais tarde seria intitulado de Heavy Metal. Entretanto, o pioneiro dessa sonoridade, o guitarrista Tony Iommi, foi marcado por um acidente industrial que quase o tirou de vez do mundo da música.


Os fatos que compõe esse episódio são narrados em animação veiculado pelo canal VH1, feito em homenagem aos 45 anos do disco “Black Sabbath”. A narração é feita pelo próprio Tony Iommi.

Natural de Birmighan, na Inglaterra, o guitarrista conta que, aos 17 anos, decidiu sair do trabalho. Faltando apenas um dia para ser desligado do emprego, Tony operava manualmente uma imensa máquina de cortar placas de alumínio, quando um deslize fez com os dedos médio e anelar do jovem fossem decepados.

Deprimido e em recuperação no hospital, o músico iniciante teve a certeza que nunca mais pegaria em um instrumento novamente, quando um colega do trabalho contou para ele o exemplo do guitarrista de jazz Django Reinhardt, que possuía paralisia na mão e era dono um jeito único de tocar.

Com isso, Tony Iommi desenvolveu uma espécie de dedal para substituir a parte perdida do seu corpo. Como não sentia a vibração das cordas em seus dedos, adaptou o som da guitarra o mais grave e agressivo possível, dando origem ao Heavy Metal.

“Perder meus dedos foi devastador, mas, em compensação, criou algo. Me fez inventar um novo som e um tipo diferente de música. Ele acabou por ser uma coisa boa fora de uma coisa ruim”, finaliza o guitarrista.



Assista a animação:



Fonte:http://blogs.diariodonordeste.com.br/rocknordeste/musicos/animacao-narra-o-acidente-industrial-que-deu-origem-ao-heavy-metal-assista/



Nenhum comentário:

Postar um comentário